terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Chuva deixa desabrigados e alaga ruas em Juazeiro

Dez famílias que tiveram as casas derrubadas pelas chuvas ou condenadas pela Defesa Civil de Juazeiro (a 500 km de Salvador), nos bairros Piranga I, Quidé, Palmares e Jardim das Acácias estão agora em casas de parentes. Os 60 milímetros de chuva registrados no último domingo causaram alagamentos em várias ruas e avenidas na cidade, que têm estrutura precária para escoamento de água de chuva.
A Prefeitura de Juazeiro decretou estado de emergência devido às chuvas. Essa é uma situação que se repete a cada ano quando chega o período chuvoso, entre os meses de novembro e março.
A população mais atingida mora em casas construídas em invasões nos bairros periféricos próximos a riachos, canais e lagoas, a exemplo dos moradores da invasão do Palmares I. Cinco famílias tiveram que deixar suas casas.
Uma das que desabaram pertencia a Auseni Ramos. Ela conta que teve tempo de retirar os móveis e sair com a família para a casa de uma irmã. “Graças a Deus ninguém ficou ferido”, disse enquanto olhava a casa destruída.
A prefeitura realizou limpeza de canais que cortam a cidade. A Defesa Civil está fazendo vistorias nos bairros e permanece de prontidão para emergências. A previsão do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é de mais chuvas até a próxima sexta.
Ibirapuã - As chuvas da quinta-feira passada em Ibirapuã, a 873 km de Salvador, no extremo sul da Bahia, fizeram a prefeitura local decretar estado de emergência por 30 dias, informou nesta segunda o secretário de Administração Denilton Pinto da Cruz.
O prejuízo na cidade, onde 15 casas ficaram danificadas, obrigando três famílias a procurar a ajuda de terceiros para ter onde ficar, chega perto dos R$ 80 mil. Não houve feridos.