segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Brasileiros reclamam de falta de informação em aeroporto de Londres

O casal de médicos brasileiros Maria Alice e Marcos Vinícius Batista, e os dois filhos, foram passar férias na Europa e esperam desde o último sábado para voltar para casa. A forte nevasca que atinge a Inglaterra impediu a saída do voo da família do aeroporto de Heathrow e agora eles estão em uma lista de espera para a próxima decolagem que for autorizada.
Os brasileiros reclamam da falta de informação da companhia TAM, que não pagou a última hospedagem em Londres.
"Ontem não fomos contatados pela companhia, chegamos cedo no aeroporto e não havia ninguém no guichê da TAM para nos atender. Tivermos que pagar o hotel de domingo e o taxi com nosso dinheiro. Há cerca de 500 brasileiros, pela minha conta, na mesma situação. Tem gente que está dormindo no aeroporto mesmo", conta Marcos Vinícius.

Veja fotos da neve na Europa
Neve na Europa atrapalha voos que saem do BrasilOutro brasileiro, Alexandre Levy, gravou um vídeo da situação no aeroporto de Heathrow. Segundo ele, cada pessoa que voltou ao centro de Londres na noite dedomingo gastou cerca de 90 libras com hospedagem e taxi. "Agora nos deram um voucher de 10 libras para almoçar. Mas é muita chateação porque não temos uma definição. Não conseguimos ficar mais indo e voltando. Hoje chegamos 6h da manhã aqui e a TAM só foi nos atender às 13h30."
Mesmo drama vivido pela brasileira Nicole Tsiftsoglou, 29, que vive em Londres há um ano e espera desde sábado o voo para vir passar férias com a família em São Paulo. “A gente recebeu a assistência para a alimentação e algumas pessoas tiveram direito a hotel. Mas depois de alguns dias, teriam que dar algumas explicações. Ficar dormindo três dias no aeroporto é demais.”
Enquanto a brasileira conversava com a reportagem do G1 era possível ouvir a comemoração dos que eram confirmados em voos para o Brasil. Segundo ela, a TAM tem chamado os passageiros que não embarcaram no final de semana para as vagas remanescentes nos voos do dia. As duas linhas colocadas à disposição pela empresa, afirma, estão sempre ocupadas. Para não perder a chamada, cerca de 200 pessoas preferiram aguardar no aeroporto.
Em nota divulgada no domingo (19), a TAM informou que, devido a "problemas meteorológicos" foram cancelados voos que partiriam de Guarulhos (SP) e do Rio de Janeiro em direção a Londres e também voos que deeriam decolar da capital inglesa e de Paris para o Brasil no próprio domingo e nesta segunda-feira (20). Os passageiros atingidos devem remarcar as viagens, sem cobrança de taxas, por meio da central de atendimento da companhia. O comunicado da empresa informa que "a TAM está prestando assistência aos passageiros, oferecendo transporte, alimentação e hospedagem."