sábado, 20 de novembro de 2010

Juiz fecha cadeia e transfere presos de Buerarema

20/11/2010 às 15:53
A completa falta de estrutura da cadeia pública da cidade Buerarema (região cacaueira da Bahia, a 450 km de Salvador) obrigou o juiz Antônio Carlos de Souza Hygino, com a autorização da Corregedoria Estadual de Justiça, a transferir os 16 detentos que estavam presos.
Com a decisão, a cadeia será fechada e passará por uma ampla reforma para reforçar a segurança. Na madrugada do dia 17 de outubro, cinco presos cavaram um grande buraco, saíram da cadeia e desapareceram.
Desde o dia 1º de novembro, a unidade está sendo cuidada apenas por dois carcereiros cedidos pela Prefeitura, já que os policiais civis da delegacia local decidiram não mais fazer a custódia de presos, tarefa considerada desvio de função.
Na última sexta-feira, 19, o juiz fez uma reunião para formalizar um protocolo de intenções e constituir um consórcio entre as prefeituras de Buerarema, São José da Vitória e Jussari. Como a cadeia serve aos três municípios, a reforma será compartilhada.
O juiz espera apenas a chegada das viaturas que irão fazer o transporte dos internos para outra unidade prisional, cujo nome não foi revelado por motivos de segurança.