terça-feira, 30 de novembro de 2010

JOVENS DE MORRO DO CHAPÉU PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE DROGAS



Na noite desta segunda-feira, (29),  diversos jovens  estudantes da rede pública municipal participaram  de reunião do projeto  PROERD,  comandada pelo   seu coordenador em Morro do Chapéu, PM Washington  e o tenente da PM  Josemar  Guimarães  coordenador do mesmo programa na cidade de Irecê, o  evento  teve como objetivo  passar para  aos jovens,  informações sobre o risco do uso das drogas  como:  álcool, cigarro e as mais perigosas como o crak , maconha , cocaínas e outras.
A psicopedagoga  Drª  Samara Souza falou sobre o risco da droga na gravidez , e alertou para a necessidade dos jovens  ficarem atentos as tentações que pode levá-los   a ser  um viciado, o   Prefeito Cleová  Barreto  deu um depoimento  pessoal  sobre o drama  vivido por ele e sua família quando tornou-se um alcoólatra  ainda jovem, segundo o prefeito, sua vida chegou ao extremo da dependência química e para sobreviver dependia do álcool pois não tinha mas controle sobre o mesmo. E que  se não force a sua  família e o fato de ter conhecido os alcoólicos anônimos  não estaria  vivo pra contar história, prometeu ajudar no que for possível o projeto, e pediu aos presentes que repudiasse  todas as drogas lhes fossem oferecidas.
O evento  contou ainda com a presença da Secretaria de Educação de Morro do Chapéu , Deuraci e do Sargento Guirra , Tenente Joel, professoras , pais de alunos e  dos radialista Ribeiro Sousa e Glauber Rocha.

Conheça o PROERD.

 A Polícia Militar desenvolve  na rede de ensino da Bahia, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que oferece atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino. Policiais das CIPMs são capacitados para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes. Técnicas e métodos de ensino infantil, tratamento de dependência de drogas e noções de toxologia, aprendidos no treinamento, capacitaram os policiais a abordar questões tão delicadas entre os estudantes. Em 17 lições, os alunos aprendem a incrementar a auto-estima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania.
Dezenas de policiais militares já concluíram o curso de Formação de Instrutores do Proerd, que consiste na capacitação de oficiais para atuarem em conjunto com educadores, estudantes, pais e a comunidade em ações voltadas à prevenção ao uso de drogas e redução da violência entre crianças e adolescentes.
De acordo com a metodologia do curso, o policial deve comparecer fardado à escola uma vez por semana, acompanhado do professor da turma. Cada encontro com os estudantes tem uma hora de duração. Todo o material apresentado foi copilado numa cartilha em 17 lições de 60 minutos para distribuição entre os alunos.
O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.
No Brasil, o programa teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados da Federação. O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.