Foi dramático, do jeito que a torcida aprendeu a gostar ao longo de cem anos. Foi também muito polêmico. Com um pênalti duvidoso sobre Ronaldo, que ele mesmo converteu, o Corinthians derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, neste sábado, no Pacaembu, e assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Brasileiro. Continua vivo na briga pelo seu quinto título nacional, enquanto a Raposa precisará torcer por uma combinação de resultados nas últimas três rodadas.
O gol, aos 42 minutos do segundo tempo, gerou muita revolta entre os cruzeirenses. Gil dividiu pelo alto com Ronaldo, que caiu. O árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti e foi cercado por jogadores. Expulsou o zagueiro, que já tinha cartão amarelo, e advertiu Fabrício e Gilberto por reclamação. Após a cobrança, foi aplaudido ironicamente pelos jogadores. E expulsou também o técnico Cuca. Fabrício, revoltado com a marcação do pênalti, abandonou a partida e foi substituído por Wallyson.
Polêmica à parte, o Corinthians está de posse da primeira posição, com 63 pontos. Mas ela pode retornar ao Fluminense, que tem 61 e enfrenta o penúltimo colocado Goiás às 17h (de Brasília) deste domingo, no Engenhão. O Cruzeiro soma 60 pontos.