O menino Khalid, de 5 anos, pediu a mão de Hala, 3, em casamento "por livre e espontânea vontade" após um fulminante romance de férias, conta a rede americana CBS News em seu site.
As famílias das duas crianças sírias estão levando o assunto a sério, e até planejam o casamento para daqui a dez anos, informa a CBS.
A festa de noivado aconteceu na cidade de Homs, a cerca de 160 km de Damasco, teve direito até a troca de alianças.
O pai de Khalid, Juma, conta à CBS que o filho se apaixonou por Hala alguns dias depois de conhecê-la, durante uma viagem da família para a cidade portuária de Latakia.
"Ele ficou tão triste após deixar sua jovem namorada, que se recusou a ir para a creche a menos que a pequena Hala fosse junto", contou o pai à CBS. Khalid é filho único dele, de um casamento que durou mais de 25 anos.
Comovido pela tristeza do filho, Juma entrou em contato com a família de Hala e ficou surpreso ao saber que ela desenvolvia "sintomas semelhantes de solidão e a família ficaria feliz em vê-los noivos", segundo a CBS.
"Eu prometi ter meu filho comprometido aos cinco anos se ele fosse um menino, e casá-lo com uma mulher de sua escolha aos 15", disse ele, que também concordou em pagar as despesas com a educação das duas crianças até que elas se formem.