domingo, 31 de outubro de 2010

ELEITA A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL


Conheça a trajetória política de Dilma Rousseff
“Agradeço muito especialmente, e com emoção, ao presidente Lula”, diz Dilma. “Conviver, durante todos esses anos, com ele, me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e por sua gente”, diz Dilma. “A alegria que eu sinto, hoje, pela minha vitória, se mistura à emoção de sua despedida”, diz ela.
“Baterei muito à sua porta e tenho certeza e confiança que a encontrarei sempre aberta”, diz a presidente eleita. “A tarefa de sucedê-lo é difícil e desafiadora”, diz ela. “Passada a eleição, agora nós sabemos, é hora de trabalho. Passado o debate de projetos, agora é hora da união”, diz Dilma, que então destaca os governadores, deputados e senadores eleitos.
“Convido a todos, independente de cor partidária”, para uma ação em prol do futuro do país. “Um abraço a cada um, meus amigos e minhas amigas”, finaliza Dilma.

Agradecimentos

“Primeiro, o meu agradecimento ao povo brasileiro”, diz Dilma. “Nenhuma região do meu país ficará para trás ou será menosprezada”, diz Dilma. “Mas agradeço, respeitosamente, também, a todos aqueles que votaram, no primeiro e no segundo turno, em outros candidatos”, diz ela. “Agradeço às lideranças partidárias (…), meus assessores, minha equipe de trabalho”, diz Dilma. Ela também agradece à imprensa brasileira e aos jornalistas estrangeiros.
“Disse e repito: que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditadoras”, diz ela. “As críticas do jornalismo livre ajudam ao país e são essenciais aos governos democráticos”, diz.

Alianças
Dilma lembra os partidos de sua coligação e diz que vai valorizar os quadros da administração pública “independente da filiação partidária”. A presidente, então, dirige-se à oposição. “De minha parte não haverá privilégios ou compadrios”, diz. “A partir da minha voz, serei presidente de todos os brasileiros e brasileiras”, diz ela.
Dilma diz que se comprometerá com uma reforma política que “eleve os valores republicados”. “Ao mesmo tempo, afirmo com clareza que valorizarei a transparência na administração pública”.
Compromisso
A presidente eleita diz que, com os recursos do petróleo do pré-sal, o Brasil alcançará objetivos sociais. “A visão moderna do desenvolvimento econômico é aquela que valoriza o trabalhador e sua família”, diz ela. “É aquela que convive com o meio ambiente sem agredi-lo”.
Dilma diz que perseguirá de forma “dedicada e carinhosa” todos os compromissos que assumiu.
A presidente eleita diz que as agências reguladoras terão “todo respaldo para atuar com determinação e autonomia”. “Levaremos ao debate público as grandes questões nacionais”, diz Dilma. “Mas, acima de tudo, quero reafirmar nosso compromisso com a estabilidade da economia e com as regras econômicas”.
Dilma diz que o Brasil passa por um momento de prosperidade econômica e sem dependência de outros países. “Estou longe de dizer, com isso, que devemos fechar o país ao mundo. Muito ao contrário”, diz. “Mas é preciso reconhecer que teremos grande responsabilidae” num mundo que ainda se recupera da crise econômica.
“Cuidaremos de nossa economia com toda responsabilidade. O povo brasileiro não aceita mais a inflação como solução irresponsável para eventuasi desequilíbios”, diz a presidente eleita. Ela diz que que fará esforço pela qualificação dos serviços públicos. “Mas recusamos as visões de ajuste que recaem sobre programas sociais, serviços necessários à população e aos investimentos para a população do país”, diz ela.

Erradicação da miséria
“Reforço meu compromisso (…) pela erradicação da miséria e para a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras”, diz Dilma. Ela diz que essas metas são um chamado “a todas as pessoas de bem do nosso país”. “Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, famílias nas ruas”, diz Dilma. “A erradicação da miséria nos próximos anos é, assim, uma meta que assumo, mas para qual peço, humildemente, o apoio de todos”.
Honrar a democracia
Dilma promete honrar a democracia e zelar “pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa”. “Vou zelar pela mais ampla liberdade religiosa e de culto”, diz ela. Ela também diz que zelará pelos direitos humanos e pela Constituição.

Dilma diz que vai ‘honrar as mulheres’
“Pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil”, diz Dilma Rousseff, dizendo que esta é, talvez a tarefa mais difícil da sua vida. Dilma diz que vai “honrar as mulheres” para que esse fato possa se repetir em outras instituições. Para que meninas possam dizer “sim, a mulher pode”.
 da Bahia, Jaques Wagner (PT), e de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), além do senador reeleito pelo DF, Cristovam Buarque (PDT) e do ex-minstro da Casa Civil José Dirceu, antecessor de Dilma no ministério.