quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Vigilância Sanitária vistoria pizzarias em Mauá-SP
04/08/2010
Nova equipe de técnicos ampliará fiscalização com novo cadastro dos estabelecimentos da cidade
Evandro Oliveira/ PM
Fiscais da Vigilância Sanitária orientam sobre boas práticas a dono de pizzaria
A reestruturação da equipe de fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Mauá, possibilitou a retomada das vistorias nas pizzarias que contam com motociclistas para entrega em domicílio. Já foram inspecionados 47 estabelecimentos, que funcionam normalmente no período noturno e aos finais de semana.
Há cinco anos que este tipo de fiscalização não era efetuada. A reestruturação de todo o serviço teve início em 2009. Os técnicos receberam uma capacitação para atuar na Vigilância Sanitária.
A orientação que eles me passaram foi muito importante porque dá para se adequar e estar em ordem é um diferencial para nós”, afirmou o proprietário da Vapt Vupt, na Rua Montevidéu, Márcio Roberto Álvares, que entrega 300 pizzas, aproximadamente, por mês, no Parque das Américas. “Eu garanto a qualidade do meu produto e vou providenciar a atualização dos documentos”, finaliza.
O estágio atual do trabalho da equipe prioriza a orientação dos proprietários para que se adequem às normas do Manual de Boas Práticas, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e cumpram o prazo para atualização de documentos.
A equipe conta com 12 técnicos que são autoridades sanitárias no município e analisam alvará de funcionamento e outros documentos, além das condições de organização, higiene e limpeza, procedência e validade dos alimentos, entre outros.
Os fiscais também elaboram um cadastro que permitirá a legalização deste tipo de estabelecimento. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde (Covisa), Aldo Cursino dos Santos, “oito estavam com a documentação em ordem e apenas duas apresentaram irregularidades sanitárias, que tiveram 24 horas para corrigir”.
A recomendação do coordenador da Covisa é para que os consumidores procurem sempre conhecer o estabelecimento e cobrem a obediência às normas sanitárias. Em caso de dúvidas, o telefone para consulta é o da Vigilância Sanitária: 4555-2444.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
04/08/2010 17:55
