sábado, 28 de agosto de 2010

Estudantes da UnB desenvolvem robôs para a Nasa

Flávio Dias e Diego Viot: Foto divulgação Agência UnB RIO - Dois estudantes da Universidade de Brasília (UnB) foram selecionados para participação em parceria do governo federal com a Nasa, Agência Espacial Americana. Flávio Dias e Diego Viot, ambos de 23 anos, são estudantes da Faculdade de Tecnologia da universidade.
Em julho, a dupla esteve em Maryland, nos Estados Unidos (EUA), onde contribuiu com a criação de dois projetos pilotos de robôs que devem, em futuro não muito distante, explorar ambientes fora da Terra. O Moondog (cachorro da lua, em inglês) é um dos projetos do Nasa Engineering Boot Camp que recebeu um toque brasileiro. Trata-se de um robô para a coleta de amostras de água e solo em ambientes inóspitos.
Com cerca de 1,5m de comprimento por 1,5m de largura, a máquina movida a energia solar tem capacidade para transportar até 125kg de carga. O controle do Moondog ocorre via satélite. É aí que entra o trabalho de Diego Viot. Eles criaram um microcontrolador capaz de direcionar as informações para dois processadores acoplados ao robô. A tecnologia garante, por exemplo, que a máquina obedeça aos comandos de virar ou coletar uma pedra.