sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Plano Nacional de Banda Larga beneficia oito municípios da Bahia


Felipe Dieder l A TARDE e Agências
 
 Governador Mangabeira, Eunápolis, Governador Lomanto Júnior, Muritiba e Presidente Tancredo Neves integram a lista divulgada na manhã desta quinta-feira, 26, no encerramento do 2º Fórum Brasil Conectado, em Brasília. O programa irá atender numa primeira fase 100 municípios do País, além do Distrito Federal e as 16 capitais das regiões Sudeste e Nordeste, já divulgadas anteriormente.
A previsão é de que ainda este ano as localidades tenham acesso à internet com velocidade de conexão de 512  kbps (quilobites por segundo) a um custo de, no máximo, R$ 35,  podendo ser mais barato (até R$ 15), se houver isenção de impostos.
Segundo a assessoria da presidência da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás), a estatal será a responsável por disponibilizar um sistema de conexão central através de rede de fibra ótica. O serviço final do sistema, que ligará a rede da empresa às residências dos usuários, ficará a cargo de operadoras  privadas dispostas a se adequarem ao preço e à velocidade estipulados pelo programa. A assessoria da empresa não soube informar, no entanto, de que forma as parcerias entre a estatal e os entes privados serão feitas.
Entre os critérios adotados pelo Fórum para a indicação das 100 cidades estão o número reduzido de residências com acesso à internet, baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), presença de programas de inclusão digital e proximidade de até 50km da rede principal de distribuição da conexão.
Ações locais - De acordo com o superintendente de Tecnologia para a Competitividade da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Vinícius Santos, o governo estadual buscará adequar o programa às ações locais voltadas para a inclusão digital.
“Temos os Centros Digitais de Cidadania, que oferecem acesso à internet em todas as cidades gratuitamente. Além disso, estamos prestes a implantar o Cidades Digitais,  que vai ampliar a circulação de informações em mais de 30 municípios através da conectividade sem fio, por meio de antenas. Vamos procurar levar o Programa Nacional de Banda Larga a esses projetos”, declarou Santos.
O secretário de Administração de Camaçari, Ademar Delgado, considera a presença do programa na cidade um avanço significativo para as políticas futuras. “Preciso sentar com o governo e com o corpo técnico da prefeitura para me informar melhor a respeito. De qualquer forma, trata-se de uma ação importante para o auxílio das ações já existentes no município,  a exemplo dos computadores instalados em todas as escolas, e da ideia de implantar, até o fim do ano, postos com computadores nas praças da cidade para acesso público da internet”, informou.