Senhor Presidente,
Senhoras e senhores Parlamentares,
Faço, com muita satisfação, registro de dois importantes acontecimentos no meu Estado, a Bahia, notadamente em relação ao município de Morro do Chapéu, na Chapa Diamantina.
Na última sexta-feira, dia 30 de julho, o Secretário de Estado de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia assinou dois convênios de cooperação técnica, capazes de produzir importantes impactos sócio econômico no nosso Estado.
O primeiro convênio estabelece ações com vistas a transformar a região de Morro do Chapéu em grande produtora de uvas especiais para elaboração de vinhos finos. O segundo termo de cooperação prevê a realização de ações destinadas a instalação de uma indústria de processamento de frutas no Vale do São Francisco.
Embora os dois atos sejam importantes, gostaria de destacar o de interesse de Morro do Chapéu, pela razões que mencionarei
O convenio foi celebrado com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA e a Associação de Criadores e Produtores de Morro do Chapéu. Este protocolo prevê a realização de uma avaliação técnica e econômica de videiras destinadas à produção de uvas na Chapada Diamantina, com a instalação de Unidades de Observação e Apoio na região . A idéia é que o Município, que se destaca por seu clima temperado, possa, num futuro próximo, se tornar referência mundial na produção e comercialização de vinhos finos. Além do vinhedo, serão estimuladas também as culturas de pêssego, ameixas, pêra, maça, cereja e oliveira.
O projeto será implantado em área pertencente à Associação de Criadores e Produtores de Morro do Chapéu. As mudas para o plantio já se encontram na área, trazidas da região de “‘ Champagne”, na França.
A previsão é de que as pesquisas sejam finalizadas em dois anos e a comercialização do vinho ocorra já a partir de 2014.
Esse fato merece ser ressaltado pela importância que o município de Morro do Chapéu representa para a Chapada Diamantina e o Estado da Bahia. O Município é um dos que possuem maior potencial para elaboração de vinhos finos, de alta qualidade, comparável ao produzido em outras cidades do sul do Brasil, como Uruguaiana, São Joaquim, Caxias, Espírito Santo do Pinhal, que são referencias em todo o mundo.
A expectativa é de que , pelas suas peculiaridades geográficas - localização privilegiada, com altitude média de 1.100 m, pluralidade de riquezas, e clima ameno, com temperaturas que chegam a até 5 graus-, Morro do Chapéu venha a se transformar na “Champagne Brasileira”, considerando o importante impacto sócio econômico que a produção e a comercialização de vinho irá trazer para a região da Chapada Diamantina.
Senhor Presidente
Senhoras e senhores parlamentares,
Falar de Morro do Chapeu é para mim motivo de orgulho e também de grande emoção, dada a estreita ligação que mantenho com aquele município há mais de duas décadas.
A produção de uvas para elaboração de vinhos finos, aliada ao grande potencial ecoturístico decorrente das atrações geográficas da região- com seus balneários, cachoeiras, grutas, orquidários, águas termais, etc- certamente representará mais um grande fator de dinamismo da economia local.
Fico feliz, pois, em ter dado a minha contribuição para que o Convenio que ora mencionamos tenha sido assinado, tornando realidade o sonho alimentado por parcela significativa dos produtores locais.
Assim, deixo consignado meus cumprimentos ao Prefeito Cleová, ao Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Beto, ao ex-prefeito e amigo Odilésio Gomes, as lideranças políticas locais e todo o valoroso povo desse querido município
Meus cumprimentos especiais aos integrantes da Associação dos Criadores e Produtores de Morro do Chapéu, pela luta que empreenderam, ao Secretário de Agricultura do Estado, engenheiro Eduardo Salles, e ao nosso ilustre e dinâmico Governador Jaques Wagenr, por terem dado este importante passo para fazer de Morro do Chapéeu a “Champagne Brasileira”
Ao agradecer a atenção, reitero a minha firme disposição de continuar defendendo os interesses do município junto aos governos Federal e Estadual, contribuindo com ações construtivas em prol do incremento da trajetória de progresso que Morro do Chapéu vem experimentando ao longo dos anos.
Muito Obrigado.
